Situado na vertente oeste, o glaciar de Loriga quase atingia o local actual da vila. Tendo início a 1750 m de altitude, perto do Planalto da Torre, apresenta uma série de quatro covões (alguns com aproveitamento hidroeléctrico) que descem abruptamente uma extensão de 7 km.
Na época do glaciar, o gelo progredia até à altitude máxima de 800 m que, posteriormente, removia todo o manto vegetal deixando a descoberto a superfície do granito sujeita a fracturação que é presente nos dias de hoje.
A ribeira de Loriga é a linha de água herdada deste glaciar constituindo um dos magníficos cenários da Serra da Estrela.
Percurso 3:
Lagoa Serrano e Covão do Boeiro
Neste Vale Glaciário propõem-se duas possibilidades que deixamos a cargo do visitante: percorrê-lo na totalidade pelo trilho e aproveitar toda a magnitude do trajecto ou fazer o percurso com um veiculo todo-o-terreno, sendo possível uma caminhada ao longo do vale.
PERCURSO PEDESTRE:
( Aconselhável mapa turístico do Parque Natural da Serra da Estrela)
Duração: 3: 30 h
Distância: 9 km
Siga o trilho assinalado no mapa contornando as instalações da Torre pelas traseiras da Capela.
Contorne o Poio da Estrela pela direita até chegar à LagoaSerrano, passando a estrada de macadame que vai até à Estação de Esqui.
Deslumbre-se com a fauna e flora existentes nos charcos e siga o curso de água pela direita, passando pelo Covão do Boeiro onde se encontra outra estrada de macadame que nos leva até à Lagoa do Covão do Meio (uma barragem que fornece água à população de Loriga).
Com a garganta de Loriga à frente caminhe pelo passadiço, na parede rochosa e desça as escadas até à ribeira.
Atravesse o Covão da Nave e deixe-se levar até ao Covão da Areia continuando no trilho até Loriga.
Se na descida encontramos afloramentos suaves e aplanados, na subida necessária observa-se um vale totalmente diferente com um grande número e rebordos abruptos resultantes do transporte do material rochoso pelo glaciar.
PERCURSO DE AUTOMOVEL:
(Somente com veiculo todo-o-terreno até ao Covão do Meio onde o percurso é completado caminhando)
Duração: 2:30 h
Distância: 9 km (4 pela estrada e 5 pelo trilho pedestre)
Saia da Torre pela estrada e vire à esquerda em direcção a Seia.
Percorra cerca de 3 km nesta estrada, passando pela Estaçãode Esqui e entre na estrada de macadame que desce por entre rochas e calhaus.
Continue até ao Covão do meio onde a partir daí a caminhada se torna inevitável.
Caminhe pelo passadiço na parede rochosa e desça as escadas até à ribeira.
Atravesse o Covão da Nave e deixe-se levar até ao Covão da Areia continuando no trilho até Loriga.
Volte a fazer todo o percurso, agora em sentido inverso, por entre os rebordos abruptos resultantes do transporte do material rochoso pelo glaciar. |